Nesta quinta-feira (22), foi assinada a ordem de serviço que da início as obras de reforma e ampliação do prédio de Estratégia em Saúde da Família (ESF) Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, Região Centro-Leste de Santa Maria. Com recursos livres da Secretaria Municipal de Saúde, o investimento total é de R$ 550.987,17. A empresa responsável é a TCJ Construtora e o prazo de conclusão é de 180 dias.
– Com a obra nós teremos mais espaço para poder atender a comunidade, pois a nossa unidade hoje é extremamente pequena. As vezes temos equipe suficiente, mas não temos consultórios disponíveis o que atrapalha os atendimentos. Esperamos que a obra facilite o nosso trabalho e melhore o acesso da comunidade – relata a médica da unidade, Alicia Carrío, 64 anos.
No ato estiveram presentes o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Rodrigo Décimo, a secretária- adjunta de saúde Ana Paula Seerig e representantes da empresa responsável. Além de representantes da Universidade Federal de Santa Maria e a coordenação e funcionários da ESF.
Leia mais
Inserção de DIU de cobre começa a ser realizada em duas ESFs de Santa MariaFinisa 2: mais da metade dos recursos propostos para melhorias de vias de Santa Maria já foram definidosEm três meses de obras do Calçadão Salvador Isaia, saiba o que avançou e a opinião de lojistas
O que será feito
Serão construídos 128 m2 em dois pavimentos adicionais, o superior vai contar com dois consultórios, uma sala de inalação, dois vestiários e uma sala administrativa. Será feito uma escadaria para o piso inferior que vai receber uma sala de acolhimento e um depósito dos resíduos da unidade. A estrutura já existente também vai receber uma nova pintura.
A ESF Maringá foi escolhida para a revitalização, pois já era uma demanda antiga da prefeitura. Conforme a secretária-adjunta de saúde a obra foi uma proposta de emenda cadastrada em 2017 e precisa dessa ampliação devido ao grande número de pessoas que são atendidas no local.
– A região teve um aumento na sua população, então a equipe precisa de um espaço maior. Será feita também a construção de um consultório odontológico que será o primeiro serviço de saúde bucal da vila – afirma Ana Paula.
De acordo com o vice-prefeito a obra era desejada pela comunidade há bastante tempo e a prefeitura pretende continuar investindo também em outras unidades de saúde do município.
–Tudo tem que ser feito com muita responsabilidade, visto que os recursos são finitos. Estamos tendo alguns reveses devido as questões tributárias, mas isso vamos tentar reverter e priorizar a saúde e a educação. Estamos com um olhar bem atencioso para as nossas unidades de saúde – diz Rodrigo.
Leia mais notícias